quinta-feira, 17 de maio de 2018

Talking to myself


Não quero adiar mais…Adio…conversas, ações, momentos, confrontos…adio para não me cansar…mas só me canso mais…Estou farta de adiar…

Não me sinto pronta para lidar com tanta coisa. Acho injusto que aconteça tudo ao mesmo tempo…mas fazer o quê? A vida não pode ser moldada ao nosso desejo…e as coisas não deixam de existir, o tempo não pára..nós é que temos de aprender a gerir… (é fácil falar né?)

Mas esta conversa não pode ser mais adiada…há uma pessoa a quem não tenho dispensado o tempo necessário, ou pelo menos não da melhor forma, tenho-lhe dado coisas para que ela fique entretida..distraída…mas já chega…eu e ela temos de falar, nem que seja por 5 minutos..ou o tempo que levar a escrever isto… Tenho de sentar-me comigo própria à frente deste computador e simplesmente deixar fluir.. Por muitas conversas que tenha no duche ou enquanto me arranjo à frente do espelho…Nunca parece ser o suficiente…há frases que batem certo com o que sinto mas facilmente o telemóvel vibra e lá estou eu a refugiar-me num mundo que me ajuda a escapar à realidade…Mas preciso falar…com alguém..comigo…preciso escrever…ou receio que vá explodir…e que com essa explosão destrua todo o mundozinho de cristal que tenho andado a construir… Sabem? Sinto que as “tristezas” da vida não nos devem tirar o rumo ou fazer esquecer dos objetivos que estamos a tentar alcançar.. Às vezes penso que não estou a lidar realmente com o que passei…que não estou a dar o real valor ao impacto que teve em mim…Talvez porque esteja habituada à desgraça…talvez porque no fundo eu soubesse que ia acontecer….só não sabia quando… Mas sei que outras pessoas, diferentes de mim, talvez se tivessem afastado um pouco, para olhar para o cenário de uma outra perspetiva…enquanto que eu me afundei mais na situação….Aceitei bem demais..Porque não havia outra forma..Porque se eu me afastasse poderia já não voltar…Porque ninguém me iria buscar…Porque mais ninguém luta pelo que eu quero alcançar…Apenas eu… E já estou tão habituada a cair no chão, sem ter quem me apanhe… Tudo bem, já me conformei com isso…Mas ao mesmo tempo sinto que a partir desse período tudo o que tenho vindo a construir sob pressão, ignorando os acontecimentos, não passam de castelos de areia…e por muito bonitos que sejam, e por mais trabalho que tenham dado, sei que basta vir uma onda mais forte…um vento inesperado e tudo se vai…Não tenho estruturas…Não tenho barreiras…E se vier outra onda…por mais pequena que seja…Tudo se perde…Eu perco-me…

E há um pensamento que me atormenta… Eu entendo que “a vida não é justa”, ou seja, que não é por seres a melhor pessoa que só o bem te acontecerá, acredito em karma, mas sei que pelo que já vi nos poucos anos que vivi…que também às pessoas boas acontecem coisas que não são merecidas… E não tenho dedicado o tempo suficiente a esta verdade, mas revolta-me saber que para o bem, para a estabilidade tenha às vezes de ocorrer o contrário… Ou seja (vou tentar reformular)…para o bem, tem de haver o mal, para que se construa algo, tem de haver primeiro uma destruição… Porque eu sei que não sabemos quase nada da vida dos outros, e que muitos vivem de aparências…Porque “às vezes parece” que aos outros acontecem coisas excepcionalmente boas sem que primeiro haja algo mau…E não estou a desejar mal a ninguém, apenas a invejar..porque eu admito que às vezes sinto inveja (não acho que seja um sentimento mau…porque inveja para mim não exige que eu deseje mal a outra pessoa..só significa que eu cobiço algo que ela tem, por mim ela pode continuar a ter, eu só gostava de ter também…). Enquanto que a mim…e a pessoas que tenho próximas…acontecem coisas más, excepcionalmente más…para depois gradualmente possam acontecer coisas boas…que às vezes não compensam as más…Sabem aquela expressão de dar nozes a quem não tem dentes? É tipo isso…para que quero nozes se perdi os dentes? Faz sentido?!

Eu ainda não consigo aceitar o modo como as coisas se desenvolveram…. Não percebo o porquê de uma perda tão grande só para uma separação ocorrer e uma pessoa voltar ao sítio onde era suposto estar…Não percebo o porquê de uma família que era suposto ser de 3 desde o início tenha de passar por tanta coisa até se estabelecer…e ainda nem está a metade do que deveria estar…Revolta-me simplesmente..E quem lê não sabe do que estou a falar..é confuso…Agora pensem no que isto faz na minha cabeça…. E eu tenho noção, perfeita noção até…de que não é só a mim…Porque quantas mais pessoas conheço mais vou descobrindo que todos temos traumas…tomos temos más fases, fazemos más escolhas, caímos e voltamos a levantar…Mas estou num ponto em que já custa a respirar por não saber o amanhã…Mas isto é mesmo meu…sou ansiosa, apressada, e tenho um bocado a mania do controlo…E detesto não ter estruturas…não ter algo a que me agarrar…E todos me dizem “é só uma fase”…mas eles não vêm que toda a minha vida me parece uma fase… Parece que não me desenvolvi como muitos…que não alcancei o que muitos alcançaram…porque estava ocupada a defender-me das coisas que me aconteciam….e não se pode vencer uma batalha se estivermos sempre à defesa…E sei que não devia mas comparo-me constantemente aos outros…e fico chateada por sentir que não estou ao nível deles…E há ainda outra coisa que me cansa…Expectativas….as minhas, as dos outros… Sinto que estou num ponto da minha de muita expectativa..de muitas pessoas que até podem não querer saber de mim 364 por ano….mas se algo acontecer…um simples erro…algo inesperado…uma loucura..que todo o mundo me cai em cima… E eu não sei como proceder…como responder às expectativas dos outros se não consigo sequer corresponder às minhas?

E neste momento já me estou a passar…porque só queria ter este tempo para mim…já que ninguém mais o faz por mim….e estou constantemente a ser interrompida…E depois ficam magoados porque reajo mal…Aí está…porque a expectativa era a de que eu parasse o que estou a fazer e me voltasse com um sorriso “Do que precisas?”…Mas e eu? Só quero estes 5 minutos…só mais uma frase…Mas okay…já estou mesmo a acabar…

…não digo que me vá conformar e dar como desculpa que tudo que o que me aconteceu justifica não evoluir… Nem posso apontar o dedo sempre a alguém que não eu… Mas ao mesmo tempo tenho de ser mais leve comigo própria..Porque já não posso mudar nada…E sei que tudo o que sou e sei não é só mérito meu mas é muito mérito meu…Tenho-me ensinado muita coisa..E hoje estou a tentar ser melhor pessoa ao ter esta conversa…E a deixar de adiar..Melhor pessoa comigo própria pelo menos…

Sem comentários:

Enviar um comentário